Hoje, o gestor procura adaptar as suas estratégias para um mundo em constante mudança, e agir com a rapidez necessária para obter a vantagem competitiva de ser o primeiro a mudar e assim aproveitar as oportunidades criadas. Geralmente, as mudanças aos níveis da tecnologia e dos processos são as primeiras a serem efectuadas como garante de actuação de acordo com a estratégia definida; no entanto, o mais desafiante e por certo o mais difícil é garantir que a força de trabalho consegue actuar e ajustar-se à nova estratégia, rumo a uma nova direcção, com rapidez e precisão. Mas criar uma equipa com capacidade de resposta e que se ajuste facilmente à mudança não é tarefa fácil. Aos gestores cabe a responsabilidade de garantirem o ‘focus’ nas sua equipas para que as mudanças tecnológicas, de processos e de estrutura organizacional se combinem de tal forma que possam traduzir as suas estratégias em acções que aportem real valor de negócio. Por tudo isto, julgo importante centrar este artigo em duas componentes vitais para o sucesso na gestão de recursos humanos: «a gestão de forças de trabalho para a criação de valor» e «a função Recursos Humanos como uma função estratégica na empresa».
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