terça-feira, 29 de julho de 2008

A quem pedir cartas de recomendação?

Uma boa carta de recomendação, assinada por um profissional de prestígio, pode ser um ponto a teu favor quando te candidatas a um emprego. O importante é escolher as pessoas certas para pedir referências.
É verdade que cada vez menos se exigem cartas de recomendação para recrutar pessoas. Mas, sempre que possas, não deves perder a oportunidade de pedir essas referências a uma pessoa que tenha um cargo elevado e que seja reconhecida no ramo em que actua profissionalmente. De resto, a pessoa em causa tem que conhecer o teu trabalho de perto, para que possa confirmar que já trabalhou contigo e elogiar as tuas competências profissionais.
Os ex-chefes são, regra geral, as pessoas escolhidas para a redacção das cartas de referência. Mas podes também escolher pessoas com quem tenhas contactado noutras áreas, como professores, responsáveis associativos ou coordenadores de voluntariado.
Se a pessoa que escolheres aceitar redigir um documento a falar de ti, será importante que indiques qual o tipo de empregos a que te vais candidatar, para que a carta refira também a adequação do teu perfil de competências a esses trabalhos. Caso se trate de um ex-patrão, será também importante a referência aos motivos pelos quais saíste desse emprego (partindo, obviamente, do pressuposto que tais motivos nada têm a ver com a tua performance profissional).

Sem comentários: