domingo, 31 de agosto de 2008

Auditoria interna e externa

Auditoria interna
Com o aumento da complexidade das operações de uma empresa, aumentou a necessidade de normas e procedimentos internos (controles internos).
Como o proprietário da empresa (ou o administrador) não poderia fazer isto, alguém deveria fazer isto por ele. Daí surge a figura do auditor interno cuja função principal é verificar se as normas internas vem sendo seguidas. Paralelamente o auditor interno executa auditoria contábil. O auditor interno é funcionário da empresa mas como executa auditoria contábil e operacional, deve ter uma certa independência dentro da entidade. Se for subordinado ao departamento contábil ou administrativo, pode sofrer pressões quando da execução de seus trabalhos. Assim, para ter o maior grau possível de independência, deveria ser subordinado à presidência da empresa. Em empresas de grande porte, existe um verdadeiro departamento de auditoria interna.

Auditoria externa

A auditoria externa é feita por um profissional totalmente independente da empresa auditada.
O objetivo do auditor externo é emitir uma opinião (chamado parecer) sobre as demonstrações financeiras.


O objetivo é apenas emitir um parecer sobre as demonstrações contábeis. Logo conclui-se que a auditoria externa não é realizada para detectar fraudes, erros ou para interferir na administração da empresa, ou ainda, reorganizar o processo produtivo ou demitir pessoas ineficientes. Naturalmente, no decorrer do processo de auditoria, o auditor pode encontrar fraudes ou erros, mas o seu objetivo não é este. Seu objetivo é emitir um parecer.

8 comentários:

HELEM VEIGA disse...

Estou elaborando neste periodo a tão esperada monografia com um desafio que é o tema "auditoria em recursos humanos", estou procurando algo relacionado, você poderia me ajudar?

Helem Veiga - 7ºperiodo - Ciências Contabeis

helen_veiga82@hotmail.com

Anónimo disse...

Olá Helem!
Estou fazendo um tema quase igual ao seu, se tiver alguma coisa ou precisando de alguma coisa podemos trocar alguma informação.

Obrigada.

fla_bertan@hotmail.com

Isidoro P Ramos disse...

bom dia. acrescento que o papel do auditor interno vai além da conformidade. hoje saimos do foco da conformidade, ou aderência às normas, para a avaliação do risco. a identificação de uma ocorrência será analisada sobre a relevância do risco, operacional, legal, de mercado, de conformidade, de imagem ou reputação, para a empresa.
quanto ao aspecto contábil, também se vai além de verificar se os saldos contábeis refletem a posição operacional, mas buscam identificar se a formação das bases operacionais, quanto aos aspectos qualitativos e quantitativos.
isidoro.ramos@audicaixa.org.br

vanessa disse...

Bom dia!! Desde já os meus parabéns, adoro este blog!!
Eu sou finalista de Gestão de Recursos Humanos, estou neste momento a estagiar!!
E gostaria, se fosse possível, encontrar mais material sobre Auditoria de Recursos Humanos.
Obrigada =)

Catarina disse...

Boa tarde Vanessa,
Onde tirou o curso de GRH? Eu já terminei o meu mas infelizemte ainda estou à procura de estágio o que está a ser bastante complicado.
Pois sobre isso as coisas que tenho sao em suporte papel e o resto é atravez da net. Nao posso ajudar :(

Anónimo disse...

Gostei do blog, bem interessante, estou estudando Auditoria Interna de Recursos Humanos na minha pós-graduação.
Ass: Kelly Ariane Buás Bráz

Unknown disse...

Gostei do blog, bem interessante, estou estudando Auditoria Interna de Recursos Humanos na minha pós-graduação.

Anónimo disse...

Gostei do blog.
Gostaria de ter mais informações sobre o tema.albertinaff@gmail.com.
18/12/12