terça-feira, 26 de agosto de 2008

Consultoria Externa e Interna

Os serviços na atividade de Consultoria constituem normalmente reflexo da atividade profissional de diagnóstico e formulação de soluções acerca de um assunto ou especialidade. A Consultoria pode ser prestada em qualquer área de conhecimento por pessoa ou pessoas detentoras desse conhecimento. As consultorias mais comuns são as decorrentes de profissões regulamentadas, tais como jurídicas, empresariais, econômicas, mas não exclusivamente, já que outras atividades têm revelado especialistas em assuntos não vinculados a profissões regulamentadas.
O profissional consultor pode estar ou não vinculado a uma organização específica. O consultor que se dedica totalmente a uma organização é chamado Consultor Interno (normalmente empregado desta) mas pode ter outro titulo formal. Aquele que presta serviços ocasionais é chamado Consultor Externo (ou Autônomo) e pode ser um empregado de uma companhia de consultoria. Muitos autores consideram apenas o segundo como Consultor efetivamente.
Muitas vezes as empresas possuem ambos os tipos de consultoria operando ao mesmo tempo. O consultor interno não vem em substituição ao externo, mas sim em complementação. O consultor interno servirá como apoio e ponto focal dos projetos de consultoria, inclusive para minimizar as desvantagens das duas condições isoladamente.

Consultoria Interna
O consultor interno normalmente é um funcionário da empresa cliente. Faz parte da estrutura organizacional e está inserido em sua cultura e valores...

Vantagens e Desvantagens do Consultor Interno

Possui vantagens por estar diariamente em contato com os procedimentos internos, possuir maior conhecimento dos aspectos informais (os chamados atalhos organizacionais), possuir maior acesso a pessoas e grupos de interesse, além de participar da avaliação e do controle do processo inerente ao trabalho. Por último, o consultor interno possui um certo poder informal que pode facilitar seu trabalho.
Por outro lado, o consultor interno carece de atualização prática. Seus conhecimentos são adquiridos de maneira teórica, por este não ter oportunidade de aplicar esses novos conhecimentos em diferentes casos e empresas. Por esse mesmo motivo, o consultor interno geralmente possui menos experiência que o consultor autônomo. Dentro da empresa, suas idéias geralmente tem menor aceitação nos altos escalões da empresa ("santo de casa não faz milagre") e, por normalmente ter vínculo empregatício com o cliente, possuem menor liberdade para dizer e fazer as coisas.

Consultoria Externa

O consultor externo é autônomo. Geralmente trabalha em equipe com outros consultores de outras especialidades em uma empresa de consultoria com denominação "Consultores Associados".

Vantagens e Desvantagens do Consultor Externo
O consultor externo possui maior experiência prática que o interno, por estar sempre em atividade em empresas diferentes, com problemas diferentes. Por esse mesmo motivo, o consultor externo pode trabalhar com maior imparcialidade, tendo dos altos escalões da empresa uma maior confiança. Ainda, este pode estar livre de "vicios" praticados pela empresa, para uma visão diferente de problemas praticados pela empresa. O consultor externo, ao contrário do interno, pode correr maiores riscos.
Mas também existem desvantagens: o consultor externo possui menor conhecimento dos atalhos organizacionais, pois normalmente não está presente diariamente na empresa cliente. Tem menor acesso a pessoas e grupos de interesse, além de possuir somente um relativo "poder formal".

14 comentários:

Anónimo disse...

Gostei sobre o tema COnsultoria externa interna também estou fazendo gestão de recursos humanos

Catarina disse...

Ainda bem que gostou. Estou a tentar abordar um pouco de tudo.

Unknown disse...

Irei apresentar um seminário sobre este tema, achei muito interessante e sei que é fundamental nas organizações.

Mary disse...

Ola Catarina,achei muito interessante esse tema Consultoria Interna e Externa,pois estou fazendo uma Pós Graduação em Psicologia Organizacional e do Trabalho e nossa disciplina no momento é justamente Consultoria Organizacional, confesso que tenho uma certa dificuldade nessa ärea, e gostaria de trocar algumas idéias contigo a respeito, e tomar a liberdade de pedir se vc não tem um modelo de consultoria interna ou externa que ja tenha sido aplicado em uma empresa para que eu possa ver como realmente é feita e quais os passos a serem seguidos. Te agradeço muito se puder me ajudar. bjus Mary Meu e-mail é; marineusa2005@yahoo.com.br

Catarina disse...

Ola Mary, pois o que me pede eu nao tenho nada.
Boa sorte!

Anónimo disse...

Ola Catarina,

Gostaria de saber como me posso tornar consultor externo a titulo individual. acha que me conseguiria ajudar?

Patricia

ADM.RH. Rafael disse...

ola catarina, gostei muito do seu blog a respeito de consultoria.bem interessante, e me ajudou a complementar a minha ementa da faculdade.bom como vi q vc nao respondeu alguns , responderei por vc , se nao se importar... ok?
bom qnto ao comentari da Srt. marineusa, nao é possivel demonstrar um modelo a ser seguido , pois cada empresa tem suas necessidades, cada uma é diferente da outra, uma ajuda: procure o livro: MANUAL DE CONSULTORIA EMPRESARIAL,Conceitos , metodolias e metodos, OLIVEIRA,djalma de pinho rebouças de.ATLAS. será de grande ajuda.
bom obrigado pelo topico que me ajudou bastante. e ate logo. poste mais coisas.. abraços.

Catarina disse...

Ola Rafael,
nao me importo que responda às duvidas das outras pessoas. para mim é um pouco complicado estar a responder tudo porque nem sempre posso cá vir.
Obrigado

Anónimo disse...

Ola Catarina,

Gostaria de saber como me posso tornar consultora interna e externa de Recursos Humanos.

Acha que me consegue ajudar indicando algum curso ou cursos ?

Obrigada

Ua disse...

Oi Catarina! estou tentando definir o curso que vou fazer, o tecnologo de gestão em rh me chamou atenção,gostaria de saber de voçê a respeito da profissão , o salario atual? , carga horaria?, posso abrir uma agencia de empregos?, fazer consultorias externas?,e o mercado esta aquecido pra esta profissão?, e em concursos publicos o tecnologo é aceito? é uma profissão reconhecida? depois da graduação de gestão em rh quais as especializaçoes que posso fazer? Desde já agradeço a sua atenção!!

Luiz claudio disse...

Bom dia Catarina, fiquei feliz quando tive acesso ao seu blog, pois estava precisando muito desse assunto para desenvolver um trabalho na faculdade a qual estudo. Gostei muito do seu conteúdo!!!

rejane disse...

boa noite Catarina. Quero fazer esse curso, mas quero mais informações de de quem já formou. pode me ajudar? e adc no msn: rejane_santos293@hotmail.com

Rosália Costa disse...

Boa noite Catarina, sou aluna de RH, acho que me identifico com a Gestão de RH, embora tabalhe com política e nada haver com RH, contudo, continuo cursando RH sei´que é interessante e estou a cada dia aprendendo sobre as ferramentas que compõem o RH, para mim tem sido um fascínio. Sou Auditoa Interna da NormaISO, na Instituição que trabalho e o tema Consultoria Interna que estou estudando na Faculdade, faz com que realize pesquisas e obtenha conhecimentos.Espero contar sempre com pessoas iguais a vc, para trocar de conhecimentos.
Abraços
Rosália.
Abraços

Consultoria RH disse...

Este blog é uma representação exata de competências. Eu gosto da sua recomendação. Um grande conceito que reflete os pensamentos do escritor.