quarta-feira, 18 de junho de 2008

Os dez mandamentos do part-time

Actualmente milhões de pessoas recorrem a trabalhos em part-time. Muitos são estudantes que aproveitam o seu tempo livre para ganhar algum dinheiro extra, outros recorrem ao trabalho temporário como um segundo emprego que precisam para pagar as contas fixas de cada mês, muitos há, ainda que vêem no part-time meio caminho andado para conseguirem arranjar um emprego a tempo inteiro. Mas, independentemente das razões de cada um, a experiência de um trabalho em part-time deve ser gratificante, tanto para empregados como para empregadores.Para que a sua experiência num trabalho temporário seja a melhor possível há algumas regras que deve procurar seguir:

Aceite diferentes trabalhos
Se você trabalha em part-time para poder conhecer diferentes empresas, talvez seja uma boa ideia ser uma pessoa flexível quanto aos serviços que lhe são dados. Nunca recuse um novo trabalho a menos que esteja realmente convicto de que o que lhe pedem o pode prejudicar.
Tenha sempre presente as razões que o levaram a procurar um part-time
Se você trabalha só por desporto e só precisa daquele dinheiro para os seus extras até se pode dar ao luxo de trabalhar só dois ou três dias por semana. Mas se você trabalha porque tem contas para pagar, talvez seja melhor reorganizar a sua vida de modo a ter tempo suficiente para trabalhar até ganhar o que precisa.


Vá para além do seu dever
No seu local de trabalho procure fazer mais do que lhe é exigido. Ser competente e profissional é suficiente para repararem em si, mas se para além disso você mostrar entusiasmo e gosto pelo que faz e não se importar de fazer mais do que lhe pedem, depressa vai ganhar o respeito e a admiração de todos os que trabalham consigo.


Seja polivalente
Faça por conhecer o maior número de pessoas e de departamentos possíveis. É a melhor maneira para você se ir apercebendo de tudo o que se passa na empresa e para estar sempre alerta para novas oportunidades.


Procure trabalhos extra
Quando não tiver nada para fazer procure saber se há alguma coisa em que você possa ir ajudando. Principalmente se isso lhe trouxer conhecimento extra ou a oportunidade de participar num grande projecto.


Promova as suas capacidades
Nunca se esqueça que a auto-promoção é o seu melhor marketing

uando não sabe, pergunte
É preferível perguntar as mesmas coisas muitas vezes, quando não percebe, do que você fazer asneira em alguma coisa que o seu chefe julgava que você tinha percebido

Tenha sempre um curriculum à mão
Nunca se sabe quando uma nova oportunidade pode surgir, por isso mais vale prevenir que remediar! Tenha sempre um curriculum actualizado seu à mão para qualquer eventualidade


Resposta na ponta da língua
O mais certo é um dia alguém lhe perguntar "Mas afinal, que tipo de trabalho é que você quer fazer?". Seja rápido e objectivo a responder para que a pessoa perceba rapidamente o que você quer e veja no que é que você pode ser útil para a empresa.


Pensamento positivo
Nem sempre é fácil ter um espírito positivo em relação a um emprego em part-time. Mas não desespere. Encare este trabalho como uma etapa para dar um salto maior, para o emprego com que você sempre sonhou.

1 comentário:

Anónimo disse...

ahhhhhhh isto ajuda imenso aquelas pessoa q não têm emprego fixo... muito bom...