sexta-feira, 10 de abril de 2009

Analise SWOT

Análise SWOT é uma ferramenta utilizada para fazer análise de cenário (ou análise de ambiente), sendo usado como base para gestão e planejamento estratégico de uma corporação ou empresa, mas podendo, devido a sua simplicidade, ser utilizada para qualquer tipo de análise de cenário, desde a criação de um blog à gestão de uma multinacional.

O termo SWOT é uma sigla oriunda do idioma inglês, e é um acrónimo de Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats).

Esta análise de cenário se divide em ambiente interno (Forças e Fraquezas) e ambiente externo (Oportunidades e Ameaças).
As forças e fraquezas são determinadas pela posição atual da empresa e se relacionam, quase sempre, a fatores internos. Já as oportunidades e ameaças são antecipações do futuro e estão relacionadas a fatores externos.
O ambiente interno pode ser controlado pelos dirigentes da empresa, uma vez que ele é resultado das estratégias de atuação definidas pelos próprios membros da organização. Desta forma, durante a análise, quando for percebido um ponto forte, ele deve ser ressaltado ao máximo; e quando for percebido um ponto fraco, a organização deve agir para controlá-lo ou, pelo menos, minimizar seu efeito.
Já o ambiente externo está totalmente fora do controle da organização. Mas, apesar de não poder controlá-lo, a empresa deve conhecê-lo e monitorá-lo com frequencia, de forma a aproveitar as oportunidades e evitar as ameaças. Evitar ameaças nem sempre é possível, no entanto pode-se fazer um planejamento para enfrentá-las, minimizando seus efeitos.

A aplicação da Análise
SWOT num processo de planejamento pode representar um impulso para a mudança cultural da organização.

2 comentários:

Paulo disse...

Olá mais uma vez, pode se incluir neste artigo também uma perspectiva mais moderna, que é a nova analise swot, esta substitui o factor ameaças pelo factor tempo, pois este influência qualquer tomada de decisão ;P não pode ser deixado ao acaso.

Anónimo disse...

Olá, sou estudante de RH, por favor poderia incluir neste artigo uma análise swot, em relação a gestão de pessoas? Uma análise que possa caracterizar o individuo com suas forças e fraquezas? Ou de que forma poderíamos fazer este tipo de análise, utilizando a ferramenta swot.