segunda-feira, 26 de maio de 2008

Consultor de Recursos Humanos

Funções
Trata-se de um profissional que é responsável pela entrada de novas pessoas para a organização para a qual está a desenvolver o plano de recrutamento. Cabe-lhe, antes de mais, definir o perfil do candidato pretendido e que tipo de recrutamento vai ser efectuado (interno ou externo). Neste âmbito, as principais tarefas de um consultor de Recrutamento e de Selecção podem incluir a preparação de anúncios de emprego, selecção e análise de currículos, aplicação de vários testes (psicotécnicos, personalidade, conhecimentos), realização de entrevistas e obtenção de informações dos candidatos junto das entidades para as quais estes trabalharam anteriormente. No final, e após ter sido concluída a avaliação do candidato, o consultor é responsável pela elaboração de um relatório que descreve o desempenho do candidato nas diferentes fases do processo de recrutamento e os prognósticos relativos à função e ao que é desejado. Normalmente, é também da responsabilidade do consultor de Recursos Humanos o acompanhamento no processo de acolhimento e de integração do candidato na empresa.

Perfil
Para desempenharem correctamente as suas funções os Consultores de Recursos Humanos e de Selecção necessitam de ser profissionais com um profundo conhecimento do mercado de trabalho e, particularmente, das funções e tarefas que o futuro candidato irá desempenhar. Paralelamente, a este profissional é pedido um domínio específico de todas as técnicas e regras de recrutamento e selecção. Só assim podem atingir os seus objectivos, isto é, conduzir um processo de recrutamento e de selecção e saber qual o candidato que reúne as melhores qualidades para ocupar o posto de trabalho. É por isso importante que estes profissionais se mantenham actualizados, pelo que uma especialização noutras áreas que não necessariamente o recrutamento e a selecção são sempre consideradas como particularmente benéficas ao seu currículo.

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