terça-feira, 27 de maio de 2008

Director de Recursos Humanos

Perfil
Estes profissionais devem reunir um conjunto de características pessoais, com destaque para o gosto em trabalhar com pessoas muito diferentes, desde a administração de uma empresa aos delegados sindicais, passando por toda a categoria de funcionários de uma organização.
Deve possuir uma excelente aptidão para a comunicação (escrita e oral) e mostrar, simultaneamente, uma grande capacidade de receptividade, compreensão, sentido de justiça e sentimento de confiança.Trata-se de uma pessoa que deve estar preparado para lidar com situações difíceis que envolvem pessoas. Ao nível do trabalho, os directores de Recursos Humanos deverão ser também responsáveis e organizados, saber liderar e trabalhar com a sua equipa.
No que diz respeito às habilitações, para além de um bacharelato ou licenciatura em Gestão de Recursos Humanos, é desejável que este profissional adquira conhecimentos complementares em Processos Administrativos e Gestão de Recursos Humanos.

Funções
O director de Recursos Humanos de uma empresa tem como missão a valorização dos colaboradores da organização com o objectivo de constituir e manter equipas de trabalho competentes, motivadas e actualizadas, através da promoção da formação e da estabilidade no emprego. Este profissional tem funções especificas ao nível da política de recursos humanos, recrutamento, selecção, admissão de funcionários, gestão administrativa do pessoal, formação e documentação.
Em primeiro lugar, é o responsável pela elaboração da política de recursos humanos da empresa, cabendo-lhe solicitar a sua aprovação à Direcção da empresa e, posteriormente, dá-la a conhecer a todos os colaboradores. Quando não é contratado algum consultor ou empresa de recrutamento, cabe a este profissional dirigir o processo de recrutamento e de selecção, sendo que é sempre da sua competência a elaboração do Plano anual de recrutamento.
Ao nível da admissão de um candidato, deverá realizar o contrato de trabalho com o novo funcionário, realizar o acolhimento e proceder mais tarde à avaliação de integração, à semelhança do que faz com outros funcionários (nomeadamente através da Avaliação de Desempenho).
Em termos administrativos, o Director do Departamento de Recursos Humanos, é o responsável pela transmissão das directrizes para a actualização salarial e condições associadas, e da análise e aprovação de mapas de férias, listagem de vencimentos, entre outras funções.
Faz parte igualmente das funções do Director de Recursos Humanos detectar as necessidades de formação, e aprovar o Plano Anual de Formação e posteriormente analisar os resultados obtidos.

Sem comentários: