quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Saídas profissionais para quem tira o curso de GRH:

O curso de Gestão de Recursos Humanos confere ao seu detentor preparação científica e técnica para desempenhar funções nas áreas de:

Gestão de Pessoal
Gestão de Relações Laborais
Assessoria de Administração
Consultadoria de Empresas
Auditoria Social / Empresarial
Gestão de Recrutamento e Selecção
Gestão de Carreiras
Gestão de Desempenho
Mediação de Conflitos Laborais
Gestão Estratégica / de Mudança
Formação Profissional
Avaliação de Desempenho
Gestão de PME.

12 comentários:

Anónimo disse...

Gestão de Recursos Humanos é sem dúvida uma área importantemente e multidisciplinar, o grande problema é que a maioria das empresas e instituições são patronais e não entendem a finalidade da função.
Por outro lado os cargos na área estão a ser ocupados por psicólogos advogados…, ou por pessoal pouco qualificado que fica mais barato.
Resumindo a nível estratégico um Gestor de Recursos Humanos nem sequer é visto como um gestor mas como um administrativo mais especializado.
Isto reflecte que vivemos num pais de submundo que cada um tenta-se enquadrar no espaço disponível.
Por fim não recomendo a frequência da Licenciatura em Gestão de Recursos Humanos a ninguém a não ser que tenha uma boa cunha.

Assinado,
Anónimo Descontente

Catarina disse...

Boa noite,
Obrigado pelo seu comentario.
Nem as cunhas hoje em dia já funcionam muito bem, o que é verdade é que arranjar trabalho está cada vez mais difícil tenha se tirado uma licenciatura em gestão de recursos humanos ou em engenheiro da construção civil.
Hoje em dia é salvesse por isso à licenciados em advocacia que trabalham em recursos humanos como ao contrario.

Anónimo disse...

eu ainda nao acabei a minha licenciatura em relaçoes humans e comunicaçao organizacional, e prtendo posteriormente tirarmestrado em gestao de recursos humanos, mas a verdade e que estou bastante receosa porque tenho ouvido que recursos humanos esta bastante "cheio" e esgotado e que ja nem contratam pesoas especializadas para esta funcao mas sim profissionais de outros sectores e mais baratos.

Maris disse...

Catarina

Mediante tudo que li aqui estou receosa em fazer o curso, fiquei um pouco desapontada o inicio das minhas aulas será no dia 10 de fevereiro. O que você que está super empolgada me diz?

Catarina disse...

Ola Maris,
Ja começou as suas aulas? E que tal estao a correr? Espero que bem.
O que me empolga é o proprio curso... hoje em dia é preciso uma "cunha" para quase todo o tipo de trabalho. Quando tirei este curso ja sabia o que me esperava, porque no entanto estou desempregada e esta bastante dificil arranjar trabalho.

Anónimo disse...

Boas.

Eu estou a pensar em me candidatar para o ano no curso de gestao de recursos Humanos, mas, a minha duvida é que, em algumas universidades aparece o curso de "Recursos Humanos" e em outras " Gestao de Recursos Humanos" e eu nao sei qual é a diferença.
se alguem me poder tirar a dúvida ficava agradecido .
Obrigado

celia disse...

Olá Catarina, fiz a licenciatra em Psicologia Clinica, sou uma apaixonada por tudo k seja trabalahr relações humnas e por isso fui fazer uma pós graduação em Gestaõ de Rec ursos Humanos e nao sei expressar o tamanho da minha frustração por nao exercer nenhuma destas areas.

Cláudia disse...

Olá... sou licenciada em Gestão de Recursos Humanos, desde 2003... exerci durante 7 anos funções na área dos recursos humanos... actualmente encontro-me desempregada e tem sido muito complexo encontrar emprego na área... os salários são muito baixos, as funções pouco atractivas, pois recrutam licenciados em GRH para funções administrativas, e qq outra licenciatura é admitida para trabalhar em RH (psicologia, sociologia, gestão, direito, etc.), resumindo tirar GRH é uma perca de tempo... nem existem cunhas que nos valham...

Catarina disse...

Recursos Humanos e Gestao de Recursos Humanos vai dar ao mesmo

Anónimo disse...

Consideram o curso de recursos humanos uma péssima escolha?

Anónimo disse...

Olá,

Moro em Angola, país em que estou a estudar e entro para a Faculdade este ano (as aulas aqui começam em Março. Fiz ontem os exames de admissão para me licenciar em Gestão de Recursos Humanos. Os exames correram lindamente. Mas ao sair do exame sai com uma enorme dúvida no coração. Primeiro porque vi a sala completamente abarrotada de moças e senhoras e todas atras do mesmo que eu; segundo porque Tenho amigas licenciadas em GRH que estão em empregadas em locais onde se ganha pouco; Terceiro porque sou uma trabalhadora/estudante, que trabalha numa empresa de Consultoria e Gestão na qual o departamento de GRH é ocupado por uma advogada. Fiquei a pensar para mim, será que fiz a escolha certa? Será que me devo inscrever novamente e fazer os exames de admissão para Relações internacionais que é outra das minhas paixões? O mercado aqui em Angola já está quase como em Portugal. Os bons empregos são ocupados por quem estudou fora, porque as faculdades do estrangeiro têm mais credibilidade que as nossas. Será que devo me licenciar em Relações internacionais e quem sabe complementar com um curso de GRH ou o mestrado?
Aconselhem me porque estou mesmo perdida.

Tássia Kissama

andre vemba disse...

ola pessoal pra já começo apresentar os meus melhores cumprimento a minha preocupação e tao simpres estou a seguir o curso de gestão de recursos humanos, e lendo os vossos comentários deixou me ainda mas nervoso...era so para alertar que o curso de gestão RH é bom basta terminar e irem a luta no mercado com certeza que irão de alcançarem o vosso objetivos