segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Conceito de Gestão do Tempo

Gestão do Tempo é a arte de organizar a vida de forma a controlá-la e evitar perdas de tempo.
Gerir o tempo de forma eficaz implica identificar o que é mais importante, definir objectivos e estabelecer prioridades.
Uma boa gestão do tempo implica uma correcta organização pessoal e uma constante monitorização das tarefas e do tempo necessário a cada uma delas.
A falta de tempo é muitas vezes uma desculpa para esconder a indecisão e a falta de capacidade de reagir aos acontecimentos.
Perde-se tempo na vida porque não se tem consciência do que é verdadeiramente importante.
Muitas pessoas convencem-se que o segredo da felicidade está em conseguir mais tempo livre. No entanto, mais tempo livre não significa necessariamente mais felicidade pois tudo depende do que se faz com esse tempo.

Para gerir o tempo da melhor maneira é necessário identificar as prioridades de cada um
e depois é necessário avaliar essa lista de tarefas:
A) Importante e urgente – a realizar imediatamente
B) Importante e menos urgente – a realizar nos próximos dias
C) Menos importante mas urgente – a realizar nos próximos dias, sem ser necessário a pessoa estar no seu melhor
D) Menos importante e menos urgente – a realizar quando a pessoa achar melhor
E) Sem importância e sem urgência – se for necessário fazê-las deve-se delegar ou então verificar se o assunto não é para esquecer
Para a saúde física e mental convém não esquecer o exercício físico, que ajuda a libertar a adrenalina acumulada durante o dia, uma alimentação saudável e prevenir o stress, pois se a gestão do tempo for muito rígida e inflexível pode ocasionar stress.

7 comentários:

Anónimo disse...

Procuro fazer uma boa gestão do meu tempo e confesso que isso me causa algum stress. Além disso, o tempo livre que consigo graças a essa boa gestão nem sempre é ocupado de forma a aliviar o stress causado. Por isso, vou procurar praticar exercício físico, para ver se alívia um pouco... Obrigada pela fdica!... RP

Anónimo disse...

Olá, Sou um estudante do secundário e pretendo fazer a minha Prova de Avaliação Profissional, PAP, com um tema relacionado com os Recursos Humanos. Pensei na avaliação de desempenho como tema principal, mas estou com bastantes duvidas se é uma boa escolha.

Anónimo disse...

boa tarde eu gostaria de ter mais inforaçao sobre a gestao de tempo, pois estou no ultimo ano do meu curso e tenho de fazer uma prova final o meu tema é sobre gestao de tempo e nao tenho muita coisa por onde possa desenvolver o trabalho

Anónimo disse...

problema seu...

Anónimo disse...

obrigada

Anónimo disse...

Faça um curso de Gestão do Tempo, eu fiz um há pouco tempo na Interage. www.interage.pt

Anónimo disse...

Boa tarde.
Estou no ultimo ano do curso de Comércio e o meu tema da PAP é GESTAO DO TEMPO e estou com algumas dificuldades. acho interessante este blogg , podia expor mais informação sobre gestao do tempo ?